terça-feira, 3 de agosto de 2010


Assembleia Legislativa homenageia Brigadeiro Antônio de Sampaio

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (10/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro pela passagem dos 200 anos de seu nascimento. A solenidade foi solicitada pelo deputado Ronaldo Martins (PRB).

Antônio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril. Aos 20 anos de idade, alistou-se como praça voluntário nas fileiras do 22° Batalhão de Caçadores. Passou por todos os postos da carreira militar por mérito, tornando-se brigadeiro em 1865. Considerado um dos maiores militares da história do Brasil independente, participou de muitas das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira e na defesa contra as agressões externas no período do Império. Antônio de Sampaio faleceu, em 24 de maio de 1866, a bordo do navio Eponina, durante Batalha de Tuiuti.

O deputado Artur Bruno (PT), que presidiu os trabalhos, parabenizou a iniciativa de Ronaldo Martins e se disse "feliz" com a ideia de homenagear "um dos maiores heróis da nossa história". Para ele, Sampaio foi "um exemplo e um referencial para nossas tropas". O parlamentar afirmou que graças à unidade do exército brasileiro o País pode se expandir. Durante o Império, ele lembrou que as forças militares foram fundamentais tanto na defesa da Nação, impedindo a invasão de outros países que entendiam de crescer a custa de outros territórios, quanto para a pacificação nacional. "O exército garantiu ainda que o País não se dividisse em vários estados", acrescentou.
O deputado Ronaldo Martins explicou que a homenagem se estende a todos que os que fazem da Arma de Infantaria, "um braço forte em defesa do Brasil". Outra vertente importante da homenagem, ele destacou o fato de Brigadeiro Sampaio representar, também, a força do homem do sertão, "do nordestino forte e destemido, que desafiou todas as adversidades e mostrou o seu valor".
O parlamentar afirmou que após 200 anos do seu nascimento e do orgulho que conferiu a todos os brasileiros, em especial ao povo cearense, a aguerrida passagem do brigadeiro Antônio de Sampaio pelas Forças Armadas do Brasil, "nos inspira e serve de exemplo para todos os patriotas, que amam este País e que desejam que ele continue soberano e pacífico".
Hélio Chagas de Macêdo Junior, comandante da 10ª Região Militar, agradeceu, em nome do exército brasileiro, essa "belíssima" homenagem prestada ao brigadeiro Sampaio, que, para ele, se destacou "na nossa Nação". O comandante disse que os exemplos de coragem e determinação de Sampaio "são fontes perenes de ensinamento para nós do exército".
Na ocasião, foram entregues placas de homenagem aos generais de divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, coordenador da Comissão do bicentenário de nascimento do brigadeiro Antônio de Sampaio e Hélio Chagas de Macêdo Júnior, comandante da Décima Região Militar.

 
 
 
 
 
FONTE:
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2180375/assembleia-legislativa-homenageia-brigadeiro-antonio-de-sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário